Não é possivel que um país em pleno desenvolvimento econômico ainda deixe de lado aquilo que tras o verdadeiro desenvolvimento para uma nação.
Uma nação que não tem educação, onde as escolas estão caindo aos pedaços, não pode estar entre as primeiras mesmo. É preciso urgentemente rever essas políticas, primeiramente remunerar descentemente os nossos professores, depois dar-lhes a infraestrutura necessária para que possam desenvolver um trabalho eficiente.Temos inumeras escolas, estaduais, municipais e privadas, é lógico que entre elas tem algumas que se destacam, mas são poucas. A algum tempo atrás, para ser professora primaria, ou como hoje chamam, da séries iniciais, bastava ter cursado o Magistério,hoje exige-se grau superior , mas esqueceram-se que para isso o professor tem que fazer investimentos, o que não é muito barato, tendo em vista que a maioria não pode fazer um curso na UFRGS, devido ao escasso tempo, mas esqueceram de recompensá-los, com um salário digno. Esqueceram de equipar as escolas com laboratórios,bibliotecas (atualizadas), um centro esportivo para prática de esportes.
Até houve governos que tentaram organizar as coisas, como no governo Brisola, no Rio de Janeiro, que criou os CIEPS e estendeu para outros estados, dedicando essas instituições aos alunos mais carentes. Mas nem todos concordaram com a idéia, tanto que hoje a maioria encontra-se sucateado, as crianças já não fazem turno integral. Falta merenda, falta professores, falta munitores, falta força de vontade, falta garra, falta incentivo de um governo voltado para a educação.
Ano após ano, nossos candidatos em época de eleição são os primeiros a falarem em melhorias na educação, mas depois de eleitos esquecem suas promeças. E tudo continua da mesma maneira.
Precisamos sim de pessoas comprometidas com nossas crianças, crianças hoje, jovens futuros amanhã, precisamos de pessoas cumpridoras de suas palavras, pessoas que realmente acreditem que o futuro está na educação de nossos jovens. Mas para que isso aconteça precisamos valorizar aquele que se dedica a transmitir conhecimento ao meu filho, ao seu filho, as nossas crianças. Professor valorizado e respeitado, servirá como espelhos para muitos, que ainda tem no magistério, na licenciatura, o desejo de fazer diferente. De fazer um futuro melhor para as nossas crianças.
O descaso que hoje acontece, nos passa a idéia de que os governos querem um povo sem instrução pois assim serão mais facilmente manipulados e enganados. Precisamos dar um basta a essa situação, precisamos mostrar que o brasileiro tem condições de ser os primeiros na escala de educação.
Tania Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário