na Ulbra, onde estiveram presentes o Reitor Eloy, professores e a
Coordenadora do Curso de Administração Professora Ivone.
Como abertura do eventos tivemos a participação do Pastor Mauri
e o Grupo de Teatro dos jovens da Igreja Evangélica, com o qual nos
proporcionou momentos de reflexão que causou grande emoção a todos,
pelo conteúdo apresentado, o Jovem no mundo de hoje.
E dando continuação ao evento apresentou-se o Dr. Igor Morais que nos honrou com sua palestra.
Doutor em Economia, Professor Universitário, e também Coordenador da Assessoria da FIERGS, Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul.
Ao iniciar sua palestra já capta a atenção dos acadêmicos com dois conselhos de muita importância para quem quer ser um Administrador .
"Não confie em pessoas(amigos) que parecem serem grandes amigos, pois estes podem ser falsos."
E o segundo trata-se mais do que um conselho, uma lição a ser seguida por todos: " Dedique-se ao máximo para atingir os objetivos".
A palestra tratou especialmente da Economia Mundial em relação e ao Brasil e o Rio Grande do Sul.
No cenário mundial a economia passa por uma série de dificuldades. A crise nos países árabes deu um grande impacto nas áreas onde o petróleo é o principal produto e a principal riqueza. Um outro fato marcante são os fenômenos físicos que vêm acontecendo, como o que ocorreu recentemente no Japão, que causou uma grande destruição no país, deixando a economia instável.
O crescimento e desenvolvimento de países emergentes também vem sendo causa de desequilíbrio na economia do mundo.
Um outro fator também causa sérios problemas para a economia que é a grande taxa de desemprego em todos os países, assim como a crise fiscal que muitos países enfrentam, principalmente na Europa.A Espanha é um dos países onde a taxa de desemprego é mais elevada..Muito embora a situação tenha piorado nestes últimos anos, especialmente pela falta de apoio a certos setores e um ajuste fiscal muito duro, como em Portugal,Irlanda,Itália e Grécia.No Brasil a indústria alcançou o nível pré-crise em março de 2010, o que fez com que a economia brasileira ficasse estagnada por 12 meses.
Quanto ao Rio Grande do Sul, pode-se dizer que a crise econômica atingiu principalmente o setor agricula, onde faltou incentivo para os plantadores.
Um outro tema abordado pelo Dr.Igor fo a educação , pois ela esta interligada com o desenvolvimento cultural e tecnologia do país. Segundo ele, a educação tem ficado em segundo plano, quando esta deveria ser a prioridade dos governantes, pois um país em cultura e sem educação jamais irá para frente, pois é através do saber que um país se desenvolve e cresce .
Dr. Igor encerra sua palestra deixando aos acadêmicos um pedido, ou melhor, um incentivo:
"Comecem a praticar o seu inglês, pois no mundo de hoje, se faz extremamente necessário."
Nenhum comentário:
Postar um comentário