domingo, 15 de maio de 2011
EDUARDO TEVAH
Dia 10 de maio de 2011, no auditório da ULBRA Guaíba, aconteceu uma grande e importante palestra
com o Senhor Eduardo Tevah.
Estavam presentes no evento, O reitor Eloy Flores, nosso Vice Prefeito o Sr. Marcelo Maranata, a Presidente da Acigua, senhora Cleni Ovale, a presidente da Sindilojas Senhora Janaina, e ainda a presença muito importante do diretor do SENAC Assis Brasil o sr.Enivelton Maciel Filho
Contamos com a presença dos professores, alunos, de Guaíba e Canoas.
Há muito tempo não se via uma palestra tão interessante, e que chamasse tanto a atenção dos participantes,e com um auditório lotado, isto não se deu somente pelo seu carisma mas pelo imenso conhecimento no mundo dos negócios e por seus fortes incentivos.
Eduardo Tevah, além de grande administrador, é também um destacado escritor( incentivador ), já publicou quatro obras escritas, e lançou três DVDs, mostrando o grande conhecimento no ramo dos negócios.
Como a palestra foi longa, é impossível transcreve - lá na integra, mas alguns pontos altos , serão aqui descritos.
Eduardo Tevah, já inicia sua palestra com uma uma frase de grande expressão, frase esta de Zig Ziglar, ao qual serviu como seu inspirador.
"Faço hoje o que a maioria faz para ter amanhã o que a maioria não tem".
" O objetivo principal de uma pessoa é de servir como referencia. Não seja mais um , pois o maior inimigo do ser humano é a Rotina..
Você nunca deve parar de sonhar, sonhar e concretizar cada um de seus sonhos, mas um de cada vez...
[...O perfil de um líder que obtém resultados é ser líder diariamente. É ter uma grande capacidade técnica...]
A alta capacidade técnica à que se refere Tevah, é ser uma pessoa com diferencial, com algo mais.
"Eu sou um craque naquilo que faço", eu não sou simplesmente bom, sou o melhor que posso. Ter alta capacidade humana, causa maior para se fazer o melhor."
Quando Eduardo Tevah fala em liderança cita a frase de John Marweel:" Os líderes se tornam grandes quando descobrem que são eles que precisam das pessoas"
Através de suas palavras e seus conhecimentos ele mostra como se obter sucesso em tudo aquilo que se faz.
10% é o querer - ter um sonho, um projeto, uma meta.
30% é eu acreditar- é essencial se acreditar no sonho.
60% é o fazer, sim, é fazer tudo aquilo que estiver ao alcance para se obter o resultado positivo de suas metas, de seus objetivos.
Uma das frases que me chamou muito a atenção foi quando ele disse: " Não existe crise que resista a uma surra de trabalho".
Para ele a maior preocupação do empresário brasileiro é encontrar empregados qualificados.
Ao fazer uma pergunta faz com nos puséssemos a pensar e refletir no assunto, "O administrador deve contratar um empregado por sua habilidade ou por sua experiência, ou ainda treinar as atitudes?"
Ele acredita que 70% dos brasileiros não dão seu melhor no trabalho, porque lhes falta incentivo, motivação e até mesmo reconhecimento.
Mostra que se pode ter dois tipos de pessoas trabalhando a seu lado, as comuns e os diamante, estes jamais você deve perder, pois os diamantes são raros e de grande valor.
Disse também que para ele existe uma equação racional para ser adotada: 1- Produto mais serviço é igual ao preço. 2- Funcionários felizes , clientes satisfeitos. 3- Não estamos no ramo do café para servir as pessoas, estamos no ramo das pessoas para servir café.
Com isto ele quis dizer, se estamos atuando num determinado tipo de negocio, devemos primeiro pensar no que satisfaz as pessoas, e não o que as pessoas deverão fazer para que a empresa os satisfaça.
" Foco minha vida administrativa nos seguinte: Foco de um resultado, que é as metas que mais cuido, a satisfação dos funcionários, satisfação do meu cliente e por ultimo o fluxo de caixa.
As pessoas não devem ser remuneradas por seus conhecimentos e sim pelos resultados obtidos."
Ao concluir sua palestra Eduardo Tevah, fala de sua vida particular, de como seu pai foi seu grande inspirador, de como seu passou seus conhecimentos, fazendo dele a pessoa que é.
E hoje ele procura fazer o mesmo com seu filho, mostrando que a vida é feita de solidariedade, humanismo e amor.
Como já disse , assisti inúmeras palestras, mas até hoje nenhum tinha me levado às lágrimas, quando terminou de falar as lágrimas já corriam no meu rosto.
Fiquei muito tempo pensando, o mundo tem solução, se pudermos ser um terço, um quinto, do ser humano que é Eduardo Tevah, e neste momento me senti feliz por ser brasileira.
Outra coisa que me tocou muito foi quando ele falou emocionado sobre a Casa do Excepcional Santa Rita de Cássia, embora tenha ele centenas, milhares de compromissos, seu grande coração ainda encontra tempo para dar carinho e amor para aquele que nada têm.
E foram esses os sentimentos de humanismo que ele passou para sua familia e para seu filho.
Não tenho palavras para qualificá-lo, e nem poderia, mas posso desejar sinceramente que aquele lá no Alto, o proteja e o mantenha sempre assim, com o coração aberto ao amor e ao próximo.
Senhor Eduardo Tevah, deixo aqui as minhas mais sinceras congratulações, foi um privilégio ter tido a grande oportunidade de ouvir suas palavras.
Tania Mello
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário