sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Ensino e Escolas

A educação no Rio Grande do Sul pode -se dizer que não é das melhores, houve épocas em que o estudo era levado a sério, hoje o governo mal e porcamente atende as necessidades da escolas.
Falta primeira mente incentivo aos professores que cada dia estão sendo mais desvalorizados.
Falta infraestrutura para trabalharem, as escolas na maioria estão caindo aos pedaços, sem laboratórios, falta de livros nas bibliotecas, assim fica dificel para os professores prepararem uma boa aula.
Sem contar as necessidades básicas dos alunos mais carentes, sim pois muitos não têem condições de ter uma primeira alimentação que o sustente para enfrentar o dia.
Feita uma avaliação pelo orgão responsavel, chegou-se a conclusão que estamos abaixo da média.
Mas sabemos que temos condições de melhorar essa média, basta que o governo veja os estudantes, professores e escolas com outros olhos, olhos voltados para o progresso.
Assim é a famosa "inclusão", não vejo inclusão quando uma escola só pode ter em sala de um  ou no máximo dois alunos com necessidades especiais, onde a escola no fim do ano letivo , quando as matriculas já foram feitas, comunica aos pais que o filho não pode mais estudar ali, isso é demais. Isso é inclusão?
Ainda existem aquela escolas que querem fazer as coisas certas mas não têem condições, como a Escola Máximo Laviaguerre, no bairro Passo Fundo.
Uma pequena escola de ensino fundamental, onde os professores fazem tudo que está ao alcance para proporcionar aos alunos uma melhor educação. A escola não possui seguer uma pracinha descente para as crianças brincarem, a escola precisa de pintura, e muitas outras coisas, mas vão tirar dinheiro de onde, dos pais que na maioria são trabalhadores pobres? Onde fica o município? O estado? que não se preocupam com o povo. Será que além dos professores não terem um sálario justo, uma escola a altura, terão que se preocupar também com a manutenção.
Isso tudo faz com que os alunos não se sintam encantados pelos bancos escolares, faz com que a evasão seja cada vez maior.
Essa situação precisa urgentemente ser revista, senão amanhã voltaremos a ter um povo analfabeto e sem perspectiva de um futuro melhor .

Tania Mello


Escola Municipal de Ensino Fundamental Máximo Laviaguerre
Bairro Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário